Publicado em 13-11-2012 às 22:58 | por Bruna Rasmussen

Micro’be’: vestido bizarro é feito com vinho fermentado [galeria]

Cientistas da University of Western Australia transformam vinho em roupas feitas sob medida.

Vestido é feito com vinho e bactérias

Fonte: Reprodução/Bioalloy

Como transformar líquido em sólido? Não, neste caso a ajuda de um congelador não foi suficiente. Cientistas da University of Western Australia usaram vinho fermentado para criar roupas em um curioso processo repleto de bactérias especiais.

Gary Cass trabalhou com a estilista Donna Franklin e, juntos, usaram bactérias do tipo Acetobacter para transformar o álcool do vinho em um tecido de celulose moldado diretamente no corpo humano. O líquido com as bactérias são passados no próprio corpo da pessoa e, assim que é seco, fica como uma segunda pele.

Mas não é só o vinho tinto que pode ser usado para confeccionar as peças: vinho branco e até mesmo cervejas como a irlandesa Guinness foram testadas e se mostraram eficientes.

Cass admite que falta na Micro’be’ falta um pouco de flexibilidade e que o cheiro de álcool é bastante forte. No entanto, eles estão trabalhando no aprimoramento do novo tecido e esperam um dia poder torná-lo comercial. Afinal, os benefícios são vários: além de não precisar ser costurado, por exemplo, a roupa ainda é biodegradável. Algo nos diz que a Lady Gaga ficaria louquinha para testar isso!

  • Fontes:


Tags: , ,






De volta ao topo ↑