Publicado em 02-12-2012 às 1:59 | por Bruna Rasmussen

Você sabe qual é o verdadeiro nome do boneco da Michelin? [vídeo]

Mascote feito de pneus foi criado há mais de 100 anos.


Todo mundo já o viu na entrada de alguma loja ou nos comerciais da marca, mas ninguém sabe o nome dele. Criado há mais de 100 anos, o boneco da Michelin tem nome e apelido: Bibendum – ou Bib, para os mais íntimos.

O mascote foi criado quando os fundadores da empresa, os irmãos Édouard e André Michelin olharam para uma pilha de pneus de bicicleta e pensaram que ela se parecia com um homem sem braços.

Anos depois, o cartunista Marius Rossillon mostrou para eles um desenho de um rei brindando uma caneca de cerveja, seguida pela frase “Nunc est bibendum” (agora é hora de beber). Os irmãos tiveram, então, a ideia de substituir a figura do rei pelo imaginado homem-pneu. A brincadeira resultou no primeiro cartaz com o mascote da marca, onde se lê “Agora é hora de beber! Quer dizer, à sua saúde. O pneu Michelin bebe os obstáculos!”

Evolução do Bibendum

Evolução dos cartazes do Bib. Fonte: Reprodução/Bib Images

Não se sabe ao certo quando que a palavra “Bibendum” acabou se transformando no nome do personagem, contudo, o primeiro registro do uso da palavra associado à marca é de 1908. Pronto, agora quando alguém chamar o Bib de “bonecão da Michelin”, você já sabe qual história contar!

  • Fontes:


Tags: , , , ,






De volta ao topo ↑