Publicado em 24-10-2014 às 18:25 | por Bruna Rasmussen

Desgovernados: ensaio fotográfico polêmico mostra eleitores de Aécio a partir de veículos de luxo

Fotos trazem Ferraris e SUVs utilizadas por apoiadores do candidato Aécio Neves, em São Paulo, para fazer propaganda política.

O veículo ostenta marca de luxo, provavelmente é blindado e não custa menos de R$ 100 mil. No para-choque, o adesivo amarelo dá o aviso: vote 45! As polêmicas Eleições de 2014 têm causado rebuliço nas redes sociais, nos bares e nos escritórios de todo o país. Aécio Neves, do PSDB, e Dilma Rousseff, do PT, transformaram-se em personificações de uma grande (e para muitos, recém-descoberta) paixão política – podia ser o Fla-Flu, o Atletiba ou São Paulo vs. Corinthians, mas é o Segundo Turno das Eleições.

Para analisar o fenômeno do “Dilmécio“, vale tudo: de textos bem articulados e vídeos a ensaios fotográficos. O Choque Photos percorreu a capital paulista e percebeu como a propaganda política pró-Aécio tem sido feita nos carros, em especial pelos modelos de luxo. De Ferraris e SUVs a sedans importados, o adesivo do candidato, não raro acompanhado de palavras de ordem contra o PT, estava presente.

O ensaio, intitulado “Desgovernados: um retrato social dos amigos de Aécio Neves”, retrata como a classe média-alta paulistana, a partir da visão do fotógrafo, tem apoiado a eleição do candidato do PSDB, tido por muitos como um candidato que se propõe a governar para as elites.

(…)a elite paulistana tem se manifestado fervorosamente e publicamente a cerca de suas inclinações políticas através da veiculação do material de campanha de Aécio Neves diretamente em seus carros de luxo, quase sempre blindados e de valores que ultrapassam R$ 400.000. As vésperas do segundo e decisivo turno da eleição, as ruas dos bairros de alto padrão social estão repletas com estas mídias móveis de luxo que se tornaram os veículos da elite paulistana. Enquanto o uso do carro como mídia espontânea por parte dos eleitores petistas quase não tem sido observado durante estas eleições.

O carro, símbolo absoluto de status social e poder para o brasileiro, se tornou uma nova ferramenta na guerra política. O trânsito é democrático e sem discriminação, é nele que todos independente de classe social se encontram, se misturam e conversam indiretamente entre si durante a hora do rush. Para a elite paulistana, com seus carros imponentes e truculentos, que pesam toneladas para transportarem poucos quilos, a mensagem é uma só: Aécio!“, lê-se no texto que acompanha as fotos, na página do fotógrafo.

Confira as imagens:

desgovernados13 desgovernados4 desgovernados3 desgovernados1 desgovernados11 desgovernados9 desgovernados7 desgovernados6 desgovernados5 Todas as fotos © Choque Photos



Tags: ,






De volta ao topo ↑