Publicado em 21-01-2013 às 23:42 | por Bruna Rasmussen

Dormir pouco pode estar arruinando o seu relacionamento

Estudo sugere que pessoas que dormem mal são menos agradecidas e ficam menos disponíveis ao parceiro.

Dormir pouco pode estar arruinando o seu relacionamento

Fonte: Reprodução/Daniel Flower

Além de transformar você em um verdadeiro zumbi e colocar a sua produtivida em risco, dormir mal pode estar compromentendo o seu relacionamento. Isso é o que afirma um estudo realizado pelo Departamento de Psicologia da Universidade de Berkeley, nos EUA.

Segundo Amie Gordon, responsável pela pesquisa, “dormir mal pode nos tornar mais egoístas, já que nós priorizamos as nossas próprias necessidades.” Com isso, dizer coisas simples como “muito obrigado” pode ficar cada vez mais raro, dando início a uma verdadeira crise na relação.

Dormir é essencial

Durante a pesquisa, foram avaliados mais de 60 casais, entre 18 e 65 anos, que realizaram duas atividades. A primeira delas consistia em manter um diário em que eram anotados dados sobre o sono – quantidade de horas dormidas, qualidade e como o sujeito percebeu que isso afetava a sua relação. Em seguida, o casal foi filmado enquanto resolvia problemas e quebra-cabeças.

O resultado foi que os casais que haviam dormido mal na noite anterior se saíram piores durante a resolução dos problemas e se mostraram menos agradecidos à ajuda de parceiros.

Para Amie Gordon, o sono não pode ser identificado como causa da mudança de comportamento, mas foi, de fato, encontrada uma associação entre os dois fatores. Um adulto precisa de sete a nove horas de sono por noite, de acordo com a Fundação Nacional do Sono.

  • Fontes:


Tags: , ,






De volta ao topo ↑