Publicado em 03-02-2013 às 1:18 | por Bruna Rasmussen

A ciência responde: o que veio antes, o ovo ou a galinha?

Uma das perguntas mais complexas de todo o universo acaba de ser esclarecida.

O que veio antes, o ovo ou galinha?

Fonte: Reprodução/Photl

Se tem uma pergunta que deixou você com os neurônios fritos quando criança é “o que veio antes, o ovo ou a galinha?”. Afinal, a galinha nasce de um ovo, mas para que um ovo exista, é preciso haver uma galinha, não é mesmo? Não é apenas para você que esse questionamento parece impossível de ser esclarecido, mas também para filósofos e pensadores desde a Grécia antiga até recentemente, quando a pergunta foi, enfim, respondida.

Se compreendida literalmente, a ciência poderia responder que o ovo veio antes, já que animais que botam ovos já existiam muito antes da galinha surgir no mundo. Contudo, não é bem esse o cerne da questão, já que a pergunta, na verdade, é: “o que veio antes, o ovo da galinha ou a galinha?”

O ovo vem da galinha

Segundo a ciência, o ovo de galinha é formado a partir de uma proteína essencial chamada OV-17, que só pode ser encontrada dentro do ovário de uma galinha. Portanto, para botar um ovo de galinha, seria preciso existir uma galinha, tecnicamente.

O que veio antes, o ovo ou a galinha?

Fonte: Reprodução/MorgueFiles

Mas aí entra uma pergunta paralela: o que é um ovo de galinha? Um ovo que foi botado por uma galinha ou um ovo que contém uma galinha?

Na concepção do filósofo e cientista David Papineau, do King’s College, de Londres, um ovo de galinha é aquele que traz dentro de si uma galinha. “Eu diria que é um ovo de galinha se existe uma galinha dentro. Se um canguru botar um ovo e de dentro dele sair um avestruz, o ovo certamente seria de avestruz e não um ovo de canguru. Pela lógica, a primeira galinha veio de um ovo de galinha, mesmo que este não tenha sido botado por galinhas”, afirmou.

A galinha vem do ovo

Durante a reprodução, as informações contidas nos DNAs são replicadas, mas neste processo geralmente ocorrem pequenas alterações, chamadas de mutações. Agora, quando isso acontece por milhares de anos, as pequenas mudanças podem se somar, resultando em novas espécies.

Portanto, a principal teoria acerca do surgimento das galinhas é que um animal bastante semelhante a elas se reproduziu e botou um ovo que carregava o animal que hoje conhecemos como galinha. Então, se o ovo continha uma galinha, mesmo não tendo sido botado por uma, pode-se dizer que o ovo veio antes da galinha.

“A primeira galinha deve ter se diferenciado de seus pais devido a uma mutação genética, provavelmente bastante sutil, mas o suficiente para caracterizá-la como sendo uma galinha”, afirmou John Brookfield, geneticista da University of Nottingham.

O que veio antes, o ovo ou a galinha?

Fonte: Reprodução/MorgueFiles

Porém, a existência de um único animal modificado não constitui uma nova espécie. Assim, foram necessários milhares de anos para que as galinhas sofressem adaptações evolutivas e começassem a botar ovos de galinhas – o que significaria que as galinhas vieram antes, nesta perspectiva.

A grande resposta

Ok, a ciência explicou os pormenores do surgimento da galinha, mas qual é a resposta definitiva para a grande pergunta?

Independente do ovo ter sido botado pelo animal semelhante à galinha ou pela galinha, trata-se, antes de mais nada, de um ovo que continha uma galinha. Então, eis a resposta: o ovo veio antes da galinha.

Você concorda?

  • Fontes: 


Tags: , , , , ,






De volta ao topo ↑