Publicado em 08-02-2013 às 0:19 | por Bruna Rasmussen

Simulador mostra como um daltônico enxerga o mundo

Sistema permite usar suas próprias fotos para entender as limitações de cores.

Protanopia, a dificuldade de enxergar o vermelho

Protanopia, a dificuldade de enxergar o vermelho. Fonte: Reprodução/John&Tina Reid

Você já parou para pensar como um daltônico enxerga o mundo? Presumindo que o verde é verde para todos nós, um daltônico o perceberia como o nosso amarelo. Mas como é isso na prática?

O Color Blindness Simulator é um site em que você faz o upload de suas próprias imagens e as vê alteradas, conforme alguém que sofre de daltonismo enxergaria. É possível ainda escolher o tipo exato de datonismo que você deseja entender:

Protanopia: neste caso, a dificuldade na pessoa se concentra na visualização da cor vermelha. Os cones, receptores, presentes nos olhos não captam ondas com comprimento longo, como o vermelho. Assim, o vermelho é visto como um bege.

Deuteanopia, a forma mais comum de daltonismo.

Deuteanopia, a forma mais comum de daltonismo. Fonte: Reprodução/Samantha S. Sam

Deuteranopia: esta é a forma mais comum de cegueira das cores. Nesta condição, não são percebidas ondas de comprimento médio, como a cor verde, que também é vista como um bege.

Tritanopia

Tritanopia, dificuldade de ver o azul. Fonte: Reprodução/John&Tina Reid

Tritanopia: neste caso, menos comum, a pessoa tem dificuldades em enxergar ondas curtas, como os tons de azul. Verde e azul geralmente são confundidos, bem como o amarelo, que ganha tons avermelhados.

  • Fontes:


Tags: , , ,






De volta ao topo ↑