Publicado em 10-02-2013 às 21:32 | por Bruna Rasmussen

Trabalhar menos pode ajudar a salvar a Terra do aquecimento global, afirma teoria

Para o economista David Rosnick, reduzir a jornada de trabalho para 35 horas semanais poderia diminuir a poluição em até 22%.

Aquecimento global

Fonte: Reprodução/PhotoXpress

Agora a ciência encontrou um motivo mais do que nobre para você trabalhar menos. Segundo uma teoria lançada pelo economista David Rosnick, se a jornada de trabalho no mundo fosse diminuída para 35 horas semanais, os níveis de poluição poderiam ser reduzidos em até 22%.

“A relação [entre horas de trabalho e poluição] é complexa e não é claramente compreendida, mas é possível compreender que ao baixar os níveis de consumo, mantendo o restante em uma constante, nós reduziríamos a emissão de gases”, afirma Rosnick.

Tornar o trabalho do mundo um pouco mais “europeu”, com mais dias de folga e menos horas trabalhadas por dia, poderia reduzir tela metade o aumento da temperatura global esperado para 2100.

Menos trabalho, menos poluição

Fonte: Reprodução/PhotoXpress

O estudo apresenta algumas lacunas e precisa ser aperfeiçoado. Não há, por exemplo, como saber o que as pessoas fariam em seus dias ou horários de folga. Dependendo da atividade escolhida, os níveis de carbono emitidos poderiam até aumentar.

Trabalhe menos, economize mais

Em 2008, um experimento do tipo foi feito no estado norte-americano de Utah. Todos os escritórios do governo trabalhavam de segunda a quinta-feira, folgando nas sextas. Ao longo de um ano, isso rendeu 13% de economia no uso de energia, deixou os funcionários mais felizes, mais comprometidos com o trabalho e o governo do estado economizou cerca de US$ 5 milhões.

  • Fontes: 


Tags: , , ,






De volta ao topo ↑