Publicado em 30-07-2012 às 2:17 | por Bruna Rasmussen

“Lanterna de plasma” promete eliminar bactérias no melhor estilo MIB: Homens de Preto

Jato de plasma extermina bactérias poderosas, como a Enterococcus faecalis, e custa US$ 100 para ser produzido.

Neutralizador do MIB faz as pessoas esquecerem eventos. Fonte: Reprodução/Columbia Pictures

Em tempos de gripe, há quem abomine pegar em corrimão, trincos ou segurar na barra do ônibus ou metrô. Mas saiba que nem o álcool em gel dá conta de matar todos os bichos. Existem bactérias que resistem até mesmo a antibióticos. É o caso da Enterococcus faecalis, responsável por levar a óbito milhares de pessoas todos os anos.

Mas calma, está tudo bem agora. Um grupo de cientistas chineses e australianos criou uma arma de plasma capaz de acabar com todas essas ameaças invisíveis. O gadget funciona como uma espécie de lanterna, movida a baterias comuns de 12 volts, e aquece a sua pele até chegar a, no máximo, 23 ºC, eliminando toda e qualquer bactéria patogênica. Não há pesquisas científicas que expliquem o porquê do plasma ser tão eficiente no combate a bactérias, mas o fato é que ele funciona – e muito bem!

Para testar a nova “arma”, os cientistas escolheram uma placa contendo a bactéria E. faecalis que estava sendo incubada há uma semana. Bastaram cinco minutos de exposição ao jato de plasma para que os bichanos micro-organismos fossem completamente eliminados.

A “lanterna de plasma” custa menos de US$ 100 para ser construída e pode ser bastante útil para curar pacientes infectados em hospitais. Mas quem sabe, em breve, elas não substituam os vidrinhos de álcool em gel em nossos bolsos? Imagine poder entrar no ônibus, sacar uma “arma de plasma” no melhor estilo MIB: Homens de Preto, desinfectar a barra e seguir viagem, com a certeza de que sua mão não entrou em contato com nenhuma bactéria. “Like a boss”, hein?

  • Fontes:


Tags: , , , , ,






De volta ao topo ↑