Publicado em 12-08-2012 às 0:21 | por Bruna Rasmussen

6 curiosas tradições dos astronautas e engenheiros da NASA

Potes de amendoim e gravatas cortadas são alguns dos símbolos de sorte da agência espacial norte-americana.

Cálculos literalmente astronômicos, engenharia de ponta e concentração total são alguns dos fatores que colocam uma nave flutuando no espaço. Mas em um projeto que envolve bilhões de dólares e a vida de astronautas, toda sorte é pouca.

Você sabia que, na NASA, os controladores das naves costumam ter potes de amendoim espalhados pelo escritório antes de todo lançamento? E que eles têm o hábito de cortar suas gravatas para comemorar quanto tudo dá certo?

Assim como em qualquer cultura ou ambiente de trabalho, os astronautas e suas agências também são supersticiosos. Conheça algumas das tradições mais curiosas da NASA, separadas pela Wired.

1. O café da manhã dos campeões

Alan Shepard e John Glenn tomam café da manhã antes do lançamento da Freedom 7.

Alan Shepard e John Glenn tomam café da manhã antes do lançamento da Freedom 7. Fonte: Reprodução/NASA

Em 1961, o astronauta Alan Shepard, que participaria da missão Mercury Freedom 7, teve um café da manhã reforçado: ovos mexidos e um grande filé. O projeto foi um sucesso e, desde então, muitos astronautas repetem o menu de Shepard para ter uma pitada de sorte a mais durante suas aventuras espaciais.

2. Feijões da sorte

No Kennedy Space Center, na Flórida (EUA), sempre que uma missão é bem sucedida, há o costume de servir uma grande refeição contendo feijão e broa de milho para os controladores de voo e para a equipe técnica.

A tradição começou com o Diretor de Testes Norm Carlson, na década de 80, que trouxe um pote de feijão para o centro no dia do lançamento do STS-1, o primeiro ônibus espacial lançado.

3. Cartas na mesa

Chefe e tripulação jogam cartas antes do lançamento da STS-135.

Chefe e tripulação jogam cartas antes do lançamento da STS-135, em 2011. Fonte: Reprodução/NASA

Antes de um lançamento, o comandante da operação costuma jogar cartas com a equipe técnica. O jogo, que pode ser blackjack ou pôquer, deve continuar até que ele perca suas cartas.

A ideia é que ele “gaste” sua cota de azar, garantindo um lançamento perfeito. Não se sabe a origem dessa superstição, mas especula-se que ela tenha a ver com as missões do projeto Gemini, que aconteceram na década de 70.

4. Bom dia, estrelinha!

Os astronautas enviados ao espaço costumam acordar com uma música especial, selecionada pela equipe de controle da Terra. A trilha sonora costuma ser divertida e conta com músicas como “Going Back to Houston”, de Dean Martin. A brincadeira teve seu início lá nos tempos do lançamento da missão Apollo.

5. Cortando as gravatas

No Kennedy Space Center, outra tradição segue uma missão bem sucedida além dos feijões: o corte de gravatas. Essa é uma maneira curiosa de comemorar a primeira missão de um dos componentes da equipe e foi herdada dos pilotos de aeronaves.

Nos aviões, a brincadeira geralmente acontece quando um piloto completa seu primeiro voo sozinho. No caso da NASA, sempre que um novato participa de seu primeiro lançamento, tem a gravata cortada.

No vídeo acima, Allard Beutel comemora o lançamento da STS-124, a primeira missão em que participa e tem sua charmosa gravata tesourada.

6. Amendoim salvador

Pote de amendoim no centro de controle da NASA durante o lançamento da Curiosity. Fonte: Reprodução/James Rickman

Basta uma missão terminar bem sucedida para que dezenas de engenheiros e controladores da NASA tirem seus microfones e comecem a comer amendoim aos montes. A cada lançamento, potes e mais potes de amendoim entram na sala de controle para dar sorte.

A tradição começou na década de 60, durante o lançamento da missão Ranger. A nave seria enviada à Lua para que fossem tiradas fotos de reconhecimento de solo. As seis primeiras naves lançadas falharam. Foi então que, durante o lançamento da sétima nave, alguém trouxe amendoins para o centro de controle e a missão acabou sendo executada com perfeição. Desde então, na NASA, amendoins são sinônimo de sorte.

  • Fontes:


Tags: , , , , , , , ,






De volta ao topo ↑