Publicado em 09-08-2012 às 22:27 | por Bruna Rasmussen

Barco afundado há 2 mil anos tem vasilhas com vinho e alimentos intactos [vídeo]

Navio romano foi encontrado em Vazarre, na Itália.


O que pode ser mais excitante do que encontrar um navio romano que afundou há 2 mil anos? Mergulhadores descobriram que as vasilhas dentro da embarcação estavam lacradas, com vinho e mantimentos, e continuam intactas depois de todo esse tempo no fundo do mar.

O navio foi encontrado na costa de Varazze, na Itália, e estima-se que ele tenha naufragado entre o primeiro século a.C e o primeiro século d.C. Pela quantidade de vasilhas que o barco carregava, é possível que esta fosse uma embarcação de comércio que fazia um famoso trecho entre a Itália e a Espanha.

“Há algumas vasilhas quebradas em volta do navio, mas nós acreditamos que a maioria dos potes que estão dentro do navio ainda estão lacrados e com alimentos dentro”, afirmou Francesco Schilardi, oficial da polícia responsável pelos mergulhadores que fazem a verificação do barco, à BBC.

Na trilha do tesouro

As buscas na área começaram depois que vários pescadores afirmaram recolher pedaços de cerâmica em suas redes de pesca. Apesar de estar provado que há um barco antigo afundado contendo itens de valor histórico inestimável, os pesquisadores terão de esperar pela boa vontade das autoridades italianas que devem decidir se permitem ou não a exploração da área.

  • Fontes:


Tags: ,






De volta ao topo ↑