Publicado em 19-08-2012 às 23:14 | por Bruna Rasmussen

É oficial: o Sol é a esfera natural mais perfeita do universo

Ao contrário do que muitos pensavam, a Terra fica fora da disputa por ser oval.

Fonte: Reprodução/NASA

Se um dia disseram a você que a Terra era redonda, essa foi… uma meia verdade. De acordo com cientistas, nosso planeta pode ser considerado oval e é bastante irregular. Por isso, nossa casa fica fora da disputa de qual é a esfera mais perfeita de toda a natureza.

De acordo com um recente estudo da University of Hawaii, publicado na revista Science, o Sol é quase perfeitamente redondo e, diferente do que muitos pensavam, ele não tem sua forma alterada ao longo dos ciclos e anos solares.

Por ser uma “bola de gás”, era esperado que a nossa grande estrela fosse maior na sua linha do equador, como acontece com Júpiter, um planeta de formação semelhante. No entanto, a diferença de seu diâmetro nos pólos e no equador difere apenas em 10 km.

Para qualquer um, essa distância é gigantesca, mas já que estamos falando de um corpo celeste, essa variação é tão relevante quanto a espessura de um fio de cabelo em uma bola de praia. Sendo assim, o Sol vence a disputa e pode ser considerada a esfera mais perfeita já criada pela natureza.

Chegou-se a essa conclusão graças a análises de relatórios do observatório solar da NASA, que está em órbita desde 2010.

Tags: , , , ,