Publicado em 23-08-2012 às 21:52 | por Bruna Rasmussen

Nova teoria quer desbancar o Big Bang e compara o surgimento do universo a um copo d’água congelando

Segundo cientistas australianos, a “cristalização” das três dimensões espaciais e do tempo é o que deu origem a tudo.

Simulação do "Big Bang" pela NASA

Fonte: Reprodução/NASA

Tudo o que você aprendeu nas aulas de ciência e acreditou durante toda a sua vida pode estar prestes a mudar. Cientistas da University of Melbourne, na Austrália, estão prontos para provar que o modelo do “Big Bang” não faz sentido e o que o “nascimento” do universo pode ser comparado ao congelamento de um copo d’agua, dando vez a uma nova teoria: o “Big Chill”.

Como todos sabíamos até então, o universo estava muito quente e denso, o que resultou em uma explosão que deu início às três dimensões especiais e ao tempo. Mas pode não ter sido bem assim que as coisas aconteceram.

“Quantum Graphity”: uma grande tela formada por pixels

O estudo vem do campo da “Quantum Graphity”, uma teoria que sugere que tudo é feito a partir de blocos invisíveis, como se fossem pixels formando imagens em uma tela.

Essa perspectiva deixa de lad a teoria da quarta dimensão, pensada por Albert Einstein. Para os cientistas adeptos à “Quantum Graphity”, o tempo e o espaço nada mais são do que uma treliça feita a partir desses blocos.

O universo num copo d’água

Para James Quach, um dos responsáveis pelo estudo, é possível entender que o surgimento do universo foi como um copo d’água congelando. O princípio de tudo é como um líquido, um estado de matéria sem forma definida e, assim que ele começa a congelar, as três dimensões espaciais e o tempo – blocos sem estrutura – são “cristalizados”, formando o que conhecemos hoje.

Início do universo pode ter sido como um copo de água congelando

Fonte: Reprodução/Treebeard

No entanto, assim como acontece no copo d’água, o universo, se assim foi formado, deve apresentar rachaduras. Este é o principal desafio da equipe de Quach agora: encontrar esses defeitos, sejam eles encontrados com a ajuda de um microscópio ou de um telescópio.

De acordo com o cientistas, encontra-los não é impossível quanto parece, já que partículas como a da luz podem refletir esses defeitos, permitindo mensurá-los, inclusive.

Será que Quach e sua equipe vão conseguir provar o “Big Chill” e deixar o “Big Bang” cair por terra?

Tags: , , , , ,