Publicado em 25-08-2012 às 17:29 | por Bruna Rasmussen

Tesouro milionário é encontrado usando detectores de metal em arquipélago britânico [galeria]

As moedas descobertas por dupla de britânicos são de uma tribo celta que provavelmente fugia do imperador Júlio César.

Tesouro milionário foi descoberto usando detectores de metal

Fonte: Reprodução/SWNS

Os amigos Reg Mead e Richard Miles caçam relíquias há mais de 30 anos usando detectores de metal. Até então nunca haviam encontrado nada muito empolgante, porém, recentemente descobriram um tesouro celta contendo cerca de 50 mil moedas e que foi avaliado em 10 milhões de libras (cerca de R$ 32 milhões).

O arquipélago britânico de Channel Island, local da descoberta, foi usado há mais de 2 mil anos como refúgio das tribos que fugiam dos exércitos romanos liderados pelo imperador Júlio César. Acredita-se que as moedas tenham pertencido a uma tribo chamada Coriosolitae e que tenham sido escondidas na esperança de serem recuperadas quando o perigo passasse.

As moedas, que juntas pesam mais de uma tonelada, estavam cobertas de argila, a mais de 3 metros de profundidade. Ao detectar um forte sinal indicando a presença de metais na área, Mead e Miles chamaram arqueólogos, que comprovaram a descoberta: o maior tesouro celta já encontrado em todos os tempos.

Descoberta dupla

Em fevereiro, os amigos já haviam encontrado 120 moedas semelhantes enterradas na ilha. E, se esperavam colocar as mãos no restante do tesouro, conseguiram. “Fiquei completamente extasiado. Encontrar um tesouro desses uma vez na vida é algo raro, mas dois é praticamente impossível”, afirmou Mead.

  • Fontes:


Tags: , , , ,






De volta ao topo ↑