Publicado em 16-09-2012 às 20:52 | por Bruna Rasmussen
Maior ônibus do mundo tem 30 metros de comprimento e está sendo testado na Alemanha
Chamado de AutoTram, veículo foi desenvolvido pelo Instituto Fraunhofer de Tecnologia e comporta até 256 passageiros.
Curitiba, nós lamentamos, mas o biarticulado de vocês já não é mais o maior ônibus do mundo. O título ficou para o AutoTram, um veículo desenvolvido na Alemanha pelo Instituto Fraunhofer de Tecnologia, que tem 30 metros de comprimento e comporta até 256 passageiros.
A ideia é unir a capacidade dos bondes e trens à flexibilidade dos ônibus e oferecer às cidades um meio de transporte que seja mais barato. Seguindo a linha de preservação ambiental, o AutoTram vem equipado com um motor híbrido, que funciona tanto com combustível fóssil quanto com uma bateria.
A fim de garantir as manobras do gigantão, o Fraunhofer desenvolveu um novo sistema de direção baseado em múltiplos eixos. “Graças a esses sistema de direção em múltiplos eixos que foi patenteado, o veículo pode ser manobrado facilmente, como um ônibus de 12 metros de comprimento, para frente e para trás”, explica o instituto.
O AutoTram está sendo testado na cidade de Dresden, mas provavelmente não será adotado pelo sistema de transportes de lá. Como afirma o próprio Fraunhofer, “[Dresden] já tem um sistema de bonde muito bem desenvolvido.”
O “Ligeirão” de Curitiba
O chamado “Ligeirão”, adotado pela capital do Paraná no início do ano não fica muito atrás do AutoTram. Segundo o site da prefeitura, o veículo, usado em canaletas especialmente desenvolvidas para ele, possui 28 metros de comprimento e nele cabem até 250 pessoas.
- Fontes: