Publicado em 22-09-2012 às 21:03 | por Bruna Rasmussen

Nitrogênio líquido explode 1500 bolinhas de pingue pongue na melhor aula de ciências do mundo [vídeo]

Professor da Plymouth University fez experimento para demonstrar o poder do nitrogênio.

O nitrogênio líquido tem seu ponto de ebulição a -196 C°. Isso significa que, enquanto uma vasilha de água estaria mais do que congelada em uma situação assim, o nitrogênio começa a virar gás. Sendo assim, se você abrir uma garrafa dessa substância em uma sala, em temperatura ambiente, suas moléculas se expandirão, transformando o líquido em gás.

Para demonstrar toda essa teoria, o Dr. Roy Lowry, professor da Plymouth University, na Inglaterra, levou sua turma para o ginásio e fez um experimento: ele explodiu 1500 bolinhas de pingue pongue usando nitrogênio líquido. Para isso, ele precisou de uma lixeira de plástico, água quente, uma garrafa de plástico, nitrogênio líquido e 1500 bolinhas. Anotou tudo?

Dr. Lowry colocou a garrafa plástica, contendo nitrogênio líquido, dentro da lixeria plástica, que continha água quente. Mais do que depressa, ele e uma ajudante jogaram todas as bolinhas lá dentro e KABUM!

Por estar em uma temperatura muito acima de seu ponto de ebulição, o nitrogênio virou gás dentro da garrafa e, na busca por espaço, causou a explosão que você vê no vídeo acima. Quem disse que ciência é chato?

  • Fontes:


Tags: ,






De volta ao topo ↑