Publicado em 18-10-2012 às 10:03 | por Bruna Rasmussen

Astronautas conseguem arrotar no espaço?

A falta de gravidade pode transformar um arroto em uma verdadeira tragédia. Entenda o porquê.

Arroto de astronauta

Fonte: Reprodução/NASA – modificada por Zoinc

Boas maneiras à parte, tomar uma lata de refrigerante num gole só e caprichar no arroto é uma bela diversão para muitos. Mas será que é possível fazer isso no espaço?

Bom, o arroto nada mais é do que o esôfago vibrando – não de alegria! – quando os gases do estômago são expelidos. Isso pode acontecer quando você “engole” muito oxigênio e nitrogênio enquanto fala muito rápido ou devido ao dióxido de carbono presente no “refri” que você tomou.

Um astronauta até consegue arrotar no espaço, por exemplo. No entanto, o que deveria ser um ruído de alívio pode ser transformar em vômito! Isso acontece porque, devido à ausência de gravidade, o líquido e os gases dentro do estômago não se separam. Então, se a válvula no topo do seu estômago se abre, o seu jantar por ela sairia!

É por esse mesmo motivo, por exemplo, que não há máquinas de Coca-Cola lá em cima. O gás simplesmente ficaria flutuando no líquido e bebida não ficaria gaseificada, como acontece aqui na Terra. Então, se você decidir fazer um passeio espacial, lembre-se de que não haverá arrotos, Coca-Cola, cerveja ou diversão – nem tudo é perfeito, né?

  • Fontes:


Tags: , ,






De volta ao topo ↑