Publicado em 08-11-2012 às 20:10 | por Bruna Rasmussen

Avise a vovó: dormir mais de 7 horas por noite pode fazer mal aos idosos

Muitas horas de sono podem causar danos ao cérebro.

Dormir demais pode fazer mal aos idosos

Fonte: Reprodução/MorgueFiles

A aposentadoria geralmente vem com o ideal de descansar, de esquecer os problemas e de curtir a vida. Mas é bom ir com calma nesse descanso: cientistas alertam que dormir mais de 7 horas por noite pode fazer mal.

Horas extras ‘roncando’ podem causar danos para o cérebro, fazendo com que ele envelheça até dois anos a mais. O resultado foi obtido a partir de um estudo feito pelo Brigham and Women’s Hospital, em Boston (EUA), com 15 mil idosas. As voluntárias que dormiam cerca de 7 horas conseguiam se concentrar e tinham uma memória melhor do que aquelas que dormiam até 9 horas por noite.

Mas reduzir drasticamente o tempo de sono também não é a solução. No mesmo estudo, as mulheres que dormiam menos de 5 horas não estavam fazendo bem aos seus cérebros, dando brecha a problemas cognitivos que podem levar à demência.

“Nossas descobertas dão suporte ao fato de que dormir demais e variar o padrão de sono durante os anos pode contribuir para um declínio da capacidade cognitiva e para o aparecimento de Alzheimer nos idosos”, afirmou Elizabeth Devore, responsável pela pesquisa.

  • Fontes:


Tags: , , ,






De volta ao topo ↑