Publicado em 01-11-2012 às 19:57 | por Bruna Rasmussen

Como os nomes dos furacões são escolhidos? [vídeo]

Sandy, Katrina e outras tempestades devastadoras têm uma história de nomes comprida e complicada. Entenda.


Por que o recente furacão que causou graves danos à costa leste do Estados Unidos se chama Sandy? Qualquer piada com a famosa cantora brasileira é perdoada, mas tenha certeza de que ela nada tem a ver com toda a devastação causada.

No caso do Oceano Atlântico, quem ganha o nome são as tempestades que atingem um mínimo de 63 km/h. No entanto, se essa tempestade ganha força e se transforma em um furacão (119 km/h), este acaba herdando o nome dado.

Os nomes das tempestades e dos furacões são, hoje, definidos pelo World Meterological Organization, que fica em Geneva, na Suíça. Para as tempestades do Atlântico, como é a que atingiu Nova York neste mês de outubro, existem seis listas com nomes que são atualizadas a partir de votos de um comitê internacional.

De origens francesa, inglesa e holandesa, os nomes começam com qualquer letra do alfabeto, salvo Q, U, X, Y e Z – simplesmente porque não há nomes suficientes que comecem com essas iniciais.

Imagens de satélite mostram o furacão Sandy

Fonte: Reprodução/NASA

As seis listas são usadas de forma rotativa. Isto é, os nomes usados em 2012 serão novamente utilizados em 2018. A exceção fica por conta dos furacões que causaram grandes estragos, como é o caso do Katrina, em 2005, e do Sandy, em 2012. Esses nomes são removidos da lista e substituídos por outros que tenham a mesma inicial – o Katrina, por exemplo, virou Katia.

Geralmente, não há mais de 21 tempestades tropicais durante o ano, o que significa que a lista costuma dar conta de nomear todas elas. Contudo, caso esse número seja ultrapassado, os meteorologistas usam alfabeto grego – alfa, beta, gama, delta – para nomeá-las.

De nome de santo a latitude

A ideia de dar nomes de pessoas às terríveis tempestades surgiu ainda no século XIX, quando os furacões recebiam o nome do santo do dia. É o caso do furacão Santa Ana, que passou pelos Estados Unidos em 26 de julho de 1825, dia de Santa Ana.

Porém, mais do que facilitar, a ideia era tornar as informações sobre as tempestades claras, já que mais de um furacão ou tempestade poderia atingir o país ao mesmo tempo. Se, em 26 de julho de 1825, dois furacões tivessem passado pelos EUA, um seria o Santa Ana, enquanto o outro seria chamado de Santa Ana II.

Estragos causados pelo Sandy

Estragos causados pelo furacão Sandy em New Jersey. Fonte: Reprodução/AP

Mais tarde, foi tentado a referência de latitude-longitude onde a tempestade se originou para nomear cada uma delas. Contudo, os números acabaram rendendo mais confusão do que o esperado, o que levou os Estados Unidos, em 1951, a adotar o sistema militar que se baseia no alfabeto fonético. Assim, o A seria chamado de Able, B de Baker, C de Charlie e assim por diante.

Mais uma vez a confusão foi geral e, apenas dois anos depois, os metereologistas adotaram os nomes escolhidos pelo National Hurricane Center. Nessa lista, todos os nomes eram de mulheres. No entanto, em 1979, a primeira tempestade com nome masculino passou pelo país. Era Bob que, embora não tenha  causado grandes estragos, abriu caminho para que outros nomes entrassem na lista.

Quer saber se um dia você também vai ser um furacão? Dê uma olhada na lista abaixo:

201220132014201520162017
Alberto
Beryl
Chris
Debby
Ernesto
Florence
Gordon
Helene
Isaac
Joyce
Kirk
Leslie
Michael
Nadine
Oscar
Patty
Rafael
Sandy
Tony
Valerie
William
Andrea
Barry
Chantal
Dorian
Erin
Fernand
Gabrielle
Humberto
Ingrid
Jerry
Karen
Lorenzo
Melissa
Nestor
Olga
Pablo
Rebekah
Sebastien
Tanya
Van
Wendy
Arthur
Bertha
Cristobal
Dolly
Edouard
Fay
Gonzalo
Hanna
Isaias
Josephine
Kyle
Laura
Marco
Nana
Omar
Paulette
Rene
Sally
Teddy
Vicky
Wilfred
Ana
Bill
Claudette
Danny
Erika
Fred
Grace
Henri
Ida
Joaquin
Kate
Larry
Mindy
Nicholas
Odette
Peter
Rose
Sam
Teresa
Victor
Wanda
Alex
Bonnie
Colin
Danielle
Earl
Fiona
Gaston
Hermine
Ian
Julia
Karl
Lisa
Matthew
Nicole
Otto
Paula
Richard
Shary
Tobias
Virginie
Walter
Arlene
Bret
Cindy
Don
Emily
Franklin
Gert
Harvey
Irma
Jose
Katia
Lee
Maria
Nate
Ophelia
Philippe
Rina
Sean
Tammy
Vince
Whitney
  • Fontes:


Tags: , ,






De volta ao topo ↑