Publicado em 04-11-2012 às 16:35 | por Bruna Rasmussen

Desafio de lógica: o enigma dos prisioneiros e dos chapéus

Teste divertido coloca o cérebro para funcionar. Vai encarar?

Os prisioneiros e os chapéus

Fonte: Reprodução/MyCoted

Jogos e brincadeiras envolvendo a lógica estão em todos os lugares e prometem deixar o seu cérebro fritando de tanto pensar. O Zoinc tem um desafio para você. Tire a poeira dos neurônios e coloque a cabeça para funcionar!

Quatro prisioneiros foram enterrados até o pescoço, ficando apenas com a cabeça para fora da terra. Olhando para frente, sem poder se mover, eles vêem que existe um muro entre o prisioneiro A e o B e sabem que os quatro estão usando chapéus – sendo dois brancos e dois pretos –, mas não sabem qual é a cor do seu próprio chapéu.

O prisioneiro A e o B enxergam apenas seus respectivos lados da parede, o C vê o homem B e o D vê os prisioneiros B e C.  Eles não têm qualquer tipo de comunicação entre si e serão fuzilados dentro de 10 minutos. A única chance de serem salvos é se um deles gritar a cor do chapéu que está usando. Se ele errar, morrem todos.

Minutos depois, um deles grita e acerta a cor.

Qual deles abriu a boca? Como ele tinha certeza sobre a cor do próprio chapéu?

Desvendando o mistério

Para ver a resposta, clique e arraste o mouse [DAQUI] O prisioneiro D conseguer enxergar o C e o B, mas não pode dizer com certeza qual é a cor do próprio chapéu, tendo ficado quieto. O A e o B só enxergam a parede, então não têm muito o que chutar. Sendo assim, a tarefa fica por conta de C. Ele sabe que está usando um chapéu preto porque, se o homem D tivesse visto que B e C estavam com um chapéu branco, ele teria respondido por primeiro. No entanto, ele ficou calado. Então, se C enxerga B com um chapéu branco, significa que ele mesmo, C, está com um chapéu preto [ATÉ AQUI].

De quantos minutos você precisou para resolver a charada?

  • Fontes:


Tags: , , ,






De volta ao topo ↑