Publicado em 10-11-2012 às 22:19 | por Bruna Rasmussen

Metanfetamina poderia ser usada para combater a Gripe A, segundo estudo

Cientistas taiwaneses descobriram que o vírus da gripe é enfraquecido na presença da droga.

Breaking Bad

Cena de Breaking Bad, seriado que aborda a produção de metanfetamina. Fonte: Reprodução/Sony Pictures

Metanfetamina é uma das drogas que mais destroi o dependente químico. Veias são danificadas, causando infartos, os dentes apodrecem e os músculos são afetados. No entanto, o “cristal” tem seu lado bom. De acordo com cientistas do National Health Research Institutes e da Linkou and Chang Gung University, a droga tem o poder de enfraquecer o vírus da Gripe A.

Células extraídas de um pulmão foram expostas a quantidades diferentes de metanfetamina e, depois, ao vírus da gripe. Passadas 30 a 48 horas, os cientistas constataram que a quantidade usada da droga era inversamente proporcional ao número de vírus presentes nas células. Ou seja, foi comprovado que, quanto mais metanfetamina no pulmão, menos o vírus da gripe conseguia se reproduzir.

É pouco provável que o seu médico prescreva metanfetamina para curar a sua gripe, mas, segundo os pesquisadores, “estudos como este encorajam trabalhos futuros para investigar se outros compostos, com uma estrutura semelhante à da metanfetamina, podem combater a produção do vírus da Gripe A e se podem ser usados para prevenir ou tratar a infecção deste vírus.”