Publicado em 09-12-2012 às 23:15 | por Bruna Rasmussen

Por que tomar bebidas baratas é ressaca na certa?

Qualidade dos ingredientes e filtragem são alguns dos motivos.

Bebidas baratas causam ressaca

Fonte: Reprodução/stock.xchng

Quer festar, tomar uns bons drinks mas o dinheiro está curto? Você pode até recorrer às bebidas baratas, mas não se esqueça de deixar alguns trocados para torrar na farmácia: acredite, você vai precisar!

Mas por que bebidas baratas tendem a dar mais ressaca do que as outras? Antes de começar, é importante ressaltar que usamos “baratas” para nos referirmos a bebidas de baixa qualidade – sim, existem algumas que custam um valor razoável e que são uma verdadeira porcaria.

Basicamente, o principal problema das bebidas baratas é a qualidade dos ingredientes usados. Por não serem muito bons, estes elementos acabam liberando na bebida uma quantidade maior de impurezas, que são encaradas pelo nosso corpo como toxinas. Assim, uma das principais reações do organismo à presença desse veneno, é a dor de cabeça.

Vodka

Vodka mal filtrada

Fonte: Reprodução/stock.xchng

Se a sua escolha de bebida barata for uma vodka, as impurezas podem ser diminuídas por meio dos processos de destilação e filtragem. Contudo, vodkas baratas passam por esse processo de duas a três vezes, se você tiver sorte. Por outro lado, uma boa vodka pode ser destilada seis vezes ou mais, o que torna as impurezas praticamente inexistentes – bem como a dor de cabeça no dia seguinte!

Whiskey

Bebidas como whiskeys e conhaques tendem a ter uma concentração maior de impurezas – independente da qualidade da bebida ser boa ou não. Isso acontece devido a uma diferença no processo de destilação, o que deixa o whiskey com um gosto característico e marcante.

Ingredientes fazem toda a diferença

Fonte: Reprodução/ImageAfter

A grande diferença entre os whiskeys bons e os ruins não está, portanto, em seu processo de fabricação, mas unicamente nos ingredientes utilizados, que podem liberar mais ou menos impurezas.

Vinho tinto

A dor de cabeça causada pelo vinho tinto às vezes está um pouco além do preço da etiqueta. Na casca da uva existe uma substância chamada histamina, que pode existir em maior ou menor concentração dependendo das condições climáticas de onde foi plantada a uva.

Assim, é perfeitamente possível que determinada safra de um bom vinho tinto contenha mais histamina, o que pode levar a dores de cabeça severas, conforme a sensibilidade do organismo. Note que o mesmo não acontece com o vinho branco, já que a casca das uvas são removidas antes do processo de fermentação.

Vinho dá dor de cabeça

Fonte: Reprodução/stock.xchng

Mas o vinho barato tem sim um agravante. Para acelerar o processo de fermentação, é comum que algumas vinícolas adicionem açúcar às uvas. No entanto, além de fornecer um álcool de qualidade inferior, o açúcar no vinho vai para o sangue e é um prato cheio para quem quer ter uma ressaca épica no dia seguinte.

Bebidas caras também causam ressaca

Independente do preço que você pode ou quer pagar por uma bebida, vale lembrar que qualquer uma delas – seja vodka, cerveja ou champagne –, quando consumidas em exagero, podem causar ressaca. Isso acontece porque o álcool é diurético e acaba deixando você desidratado até o cérebro.

Há alguns estudos que afirmam que consumir aspargos antes de beber pode abrandar a ressaca, mas testar isso fica por sua conta e risco.

E lembre-se sempre: se beber, não dirija.

  • Fontes:


Tags: , , ,






De volta ao topo ↑