Publicado em 30-12-2012 às 20:33 | por Bruna Rasmussen

Rodas do futuro parecem ter saído de um filme de ficção científica [vídeo]

Concurso promovido pela Hankook Tires elegeu as possíveis rodas que usaremos daqui alguns anos.


Com motores poderosos e econômicos e computadores de bordo inteligentes, os carros estão ficando cada vez mais elegantes e seguros. Mas de tanto pensar em veículos com portas que abrem na vertical, carros que dirigem sozinhos e modelos que fazem até cafezinho, acabamos esquecendo de itens importantes, como as rodas.

Tão essencial quanto o motor no funcionamento de um veículo, as rodas não são esquecidas pela tecnologia, principalmente no que diz respeito aos pneus. Em uma competição promovida pela Hankook Tires, alunos de design criaram o que podem ser as rodas que usaremos dentro de alguns anos.

Usando campo magnético, partes removíveis e blocos independentes, as novas rodas prometem mais agilidade e segurança, tanto para os carros comuns quanto para as pistas de corrida. Confira os modelos campeões:

Tiltread Dynamic Tires

Tiltread Dynamic Tires

Fonte: Reprodução/

Criada por Ben Zavala, a Titread é uma roda não-pneumática que foi projetada para oferecer a máxima aderência durante as curvas e poupa você do risco de ficar na chuva, no meio da estrada, trocando um pneu que estourou. Segundo Zavala, o modelo é mais indicado para carros esportivos, que acabam atingindo velocidades superiores que a média.

Motiv Off Road

No Brasil, para curtir uma aventura off road você não precisa ir até uma cidade pequena, bastando se aventurar por alguma rua mal cuidada da cidade. Brincadeiras à parte, a Motiv Off Road é um pneu voltado para quem quer dirigir em terrenos irregulares.

Motiv Off Road

Fonte: Reprodução/

Formada a partir de blocos independentes que se movimentam e se adaptam ao solo, a roda, também não-pneumática, se dá bem entre buracos e pedras, além de não haver risco de furar o pneu. O protótipo foi criado por Mark Hearn.

TESSELA Tire

TESSELA

Fonte: Reprodução/

Inspirada na sustentabilidade, a estudante Miranda Steinhauser pensou em uma roda composta por partes intercambiáveis, que podem ser trocadas quando ficarem muito gastas. Dessa forma, em vez de jogar o pneu inteiro fora por ele estar “careca”, apenas as partes antigas são substituídas. Com isso, a performance também é afetada, uma vez que manter o pneu sempre novo melhora seu rendimento nas pistas.

eMembrane Optional Friction Variable Tread

Pensado por Scott Lenkowsky, o eMembrane é uma roda híbrida que foi desenhada tanto para oferecer economia no combustível como para garantir aderência máxima no asfalto. No modo “Fuel Efficiency”, a roda reduz a área de contato com o solo, trazendo menos resistência e, consequentemente, economia no gasto com o combustível.

eMembrane

Fonte: Reprodução/

No entanto, se você quiser mais estabilidade e aderência nas curvas, a roda pode ser regulada no modo “Full Grip”, que aumenta a área de contato, tornando curvas fechadas ou em alta velocidade mais seguras.

Mag-Trac

Mag-Trac

Fonte: Reprodução/

Curvas em alta velocidade e buracos na pista não fazem o seu estilo? Para quem busca dirigir em silêncio e sem sofrer com as imperfeições comuns do asfalto, a Mag-Trac é a roda perfeita. Desenhada por Richard Byrne, a roda utiliza um campo magnético poderoso para gerar um espaço vazio entre a roda e o eixo, o que permite minimizar os impactos. Inteligente e inovadora, a Mag-Trac transforma o asfalto em um verdadeiro tapete.

Qual dessas você vai querer colocar no seu carro?

  • Fontes:


Tags: , , , ,






De volta ao topo ↑