Publicado em 27-05-2014 às 0:28 | por Bruna Rasmussen

6 truques para usar o cérebro e as pessoas a seu favor

Conheça alguns "hacks" que podem facilitar a sua vida.

Hacks para o cérebro

Fonte: Corbis

As pessoas são diferentes, mas determinados comportamentos são percebidos como padrão. A partir do momento em que você entende como o cérebro funciona, é possível usar isso ao seu favor, “hackeando” situações. Seguem 6 truques de psicologia que podem tornar a sua vida muito mais fácil:

1. As pessoas costumam se lembrar do começo e do final, não do meio

Essa dica pode ser usada em entrevistas de emprego, ao conhecer novas pessoas e em apresentações de trabalho na escola e na faculdade, por exemplo. O importante é a primeira impressão e a última.

2. Se você fizer uma pergunta e a pessoa responder pela metade, apenas espere

Não é raro obtermos como resposta meias verdades. Mas para que a pessoa solte a informação por inteiro, basta esperar. Fique quieto, mantenha o contato visual e a verdade será dita, mais cedo ou mais tarde.

3. As pessoas se lembram de como você fez elas se sentirem e não do que disse

Sabe porque você se lembra do seu professor do ensino fundamental? Porque ele te fez ficar com vergonha no meio da aula ou porque fez com que você se sentisse inteligente e capaz. As pessoas não se lembram daquilo que você fala, mas de como você fez elas se sentirem.

Hacks para o cérebro

Fonte: Corbis

4. Mascar chicletes ameniza o nervosismo sim

Para o nosso cérebro, comer é uma ação atrelada à ideia de segurança. Afinal, se você estivesse em perigo não estaria preocupado em fazer uma boquinha, certo? Por isso, mascar chicletes antes de uma reunião importante ou de uma apresentação faz com que o cérebro encare a situação como segura, diminuindo o nervosismo.

5. Confiança vale mais que conhecimento

Lembra daquele amigo que não sabia nada do conteúdo da aula mas sempre se saía bem nas respostas quando questionado pelo professor? Em todos os aspectos da vida, confiança vale tanto quanto ou mais que o conhecimento. É a velha máxima “fake it ’til you make it” (finja até que você consiga).

6. Apresente opções de forma que a pessoa se sinta no controle

Não é todo mundo que gosta de ser mandado. Por isso, em determinadas situações, você pode criar uma ilusão de liberdade para, ao mesmo tempo em que controla uma pessoa, dar a ela a sensação de que ela está no comando. Em diversas situações, você pode apresentar duas ou mais opções de escolha. Apesar de elas serem determinadas por você, a pessoa tem a ilusão de estar no controle. Com isso você faz o que quer e ainda deixa a outra pessoa satisfeita. Curioso, não?

Fonte: Quora



Tags: , ,






De volta ao topo ↑