Publicado em 05-01-2013 às 14:22 | por Bruna Rasmussen

Ser sedentário nada tem a ver com ser obeso, afirma estudo

Falta de exercício não estria diretamente relacionada aos quilinhos a mais.

Sedentarismo nada tem a ver com obesidade

Fonte: Reprodução/Te.Macin

Passar longe da academia nada tem a ver com o seus quilinhos extras, garante um estudo publicado no Plos ONE. Mas isso não quer dizer que você possa continuar se fartando de doces e salgadinhos.

Apesar de ser de conhecimento comum que o exercício influencia no peso das pessoas, o antropologista Herman Pontzer do Hunter College, em Nova York (EUA), afirma que pode não ser bem assim que as coisas funcionam.

Exercício resolve tudo?

Existe uma tribo na Tanzânia chamada Hadza. Lá, as pessoas vivem de caça e plantam os vegetais que consome. Sem energia elétrica e com uma dieta limitada a carne, vegetais e mel, os habitantes andam até 11 km todos os dias. Mas nem por isso queimam mais calorias que você, que passa o dia com o traseiro na cadeira.

“Eles conseguem ter um estilo de vida mais ativo e usar a mesma quantidade de calorias”, afirma Pontzer. O estudo leva a crer que atividade física pouco influencia na gordura corporal, colocando toda a culpa no tipo e na quantidade e na qualidade dos alimentos consumidos.

Deixar a academia de lado talvez não seja a melhor opção – pelo menos não até outros estudos sobre o tema serem apresentados. Mas quando você ficar com preguiça de ir correr e preferir dormir mais um pouquinho, talvez você não se sinta tão culpado.

  • Fontes:


Tags: , , , ,






De volta ao topo ↑