Publicado em 28-11-2012 às 20:52 | por Bruna Rasmussen

O cheiro da loja influencia em quanto você vai gastar, afirma estudo

Manter o olfato sobrecarregado pode afetar o impulso das compras.

Cheiros influenciam na sua compra

Fonte: Reprodução/stock.xchng

Você sabia que o cheiro de uma loja pode fazer com que você gaste mais? A descoberta foi feira por Eric Spangenberg, da Whashington State University College. Segundo ele, quanto mais simples for o cheiro presente no ambiente, mais espaço o seu cérebro vai ter para reagir aos impulsos da compra.

Para a pesquisa, foi observada uma loja pela qual passaram 400 consumidores em um período de 18 dias. Em determinados dias, foi usado um aromatizador com odor de laranja simples, enquanto que, em outros, um perfume complexo composto de laranja e chá verde tomou conta do ambiente. Houve ainda dias em que nenhum aroma artificial foi utilizado.

Os resultados mostraram que os consumidores que estavam na loja enquanto o aroma simples de laranja estava sendo utilizado gastaram, em média, 20% a mais.

Os odores simples requerem um nível de processamento mental menor, o que dá espaço para o cérebro perceber melhor fatores como o desejo de compra e a própria embalagem do produto. “A grande maioria das pessoas processam isso [o cheiro] no inconsciente, mas isso tem um impacto sobre elas”, afirmou Spangenberg.

  • Fontes:


Tags: , , , ,






De volta ao topo ↑