Publicado em 04-10-2012 às 2:47 | por Bruna Rasmussen

Vacas tomam até duas garrafas de vinho por dia para garantir a melhor carne da Europa

Fazendeiros franceses são os responsáveis por um novo tipo de carne: o “Vinbovin”.

Vibovin

Fonte: Reprodução/Hamed Saber

O que a vaca bebe? Se você respondeu “leite”, está errado. Mas se disse “água”, a sua resposta não se aplica a determinados fazendeiros franceses. Para inovar o paladar, algumas vacas na França bebem até duas garrafas de vinho por dia e têm sua carne vendida sob um novo rótulo: o “Vinbovin”.

O experimento maluco começou na região de Herault, no sul do país. Segundo o DailyMail, Jean-Charles Tastavy, o idealizador do projeto, separou dois gados da raça Angus e um Camargue e passou quatro meses alimentando-os com uma ração de vinho, cevada, uvas e feno. Mas será que os bichos não ficaram “alegres” demais?

Tastavy explica que “para cada animal, o consumo de álcool deve ser equivalente à quantidade recomendada ao homem pelas autoridades de saúde”. Então, levando em conta o tamanho do animal e as quantidades sugeridas, cada vaca consome cerca de um litro e meio de vinho por dia.

O bife mais suculento da Europa

Fonte: Reprodução/Yoppy

O resultado da experiência foi uma carne suculenta e com um sabor diferenciado. Tastavy pretende agora tentar diferentes tipos de vinho na ração dos animais para entender a diferença no gosto da carne.

O “Vinbovin” já conquistou o coração de diversos restaurantes de Paris, inclusive do chef Laurent Pourcel, com duas estrelas Michelin. “[A carne] tem uma textura especial e fica caramelizada quando é levada ao fogo. Todos os melhores restaurantes de Paris a querem”, disse ele.

Kobe beef

Incrementar o sabor da carne dando bebida alcoólica para o animal não é novidade. O método já é usado no Japão para a produção do Kobe Beef. Os bichos recebem cerveja junto à ração, resultando em uma das carnes mais nobres do mundo.

  • Fontes:


Tags: , ,






De volta ao topo ↑