Publicado em 16-12-2012 às 23:00 | por Bruna Rasmussen

Compras de Natal: truques de marketing que enganam o seu cérebro e fazem você gastar mais

Da cor da blusa da vendedora à Simone rolando no alto falante, nada é por acaso.

Presentes de Natal

Fonte: Reprodução/stock.xchng

Na hora de bancar o Papai Noel e comprar presentes para amigos e familiares, não importa se você é o prevenido que faz tudo com duas semanas de antecedência ou é a louca que quer comprar tudo no dia 23 às 19h: a gente sempre acaba gastando mais do que gostaria.

Mas não deixe o seu lado racional se abater por isso. Os truques de marketing usados pelas lojas para conquistar você vão muito além daquilo que você pode controlar. No entanto, se você aprender como as coisas funcionam, é mais fácil ficar imune às tentações natalinas. Veja as dicas do Zoinc para gastar menos neste Natal.

Então é Nataaaaaal

Não é só para torrar a sua paciência que o gerente da loja colocou Simone como trilha sonora das suas compras. Músicas natalinas de forma geral evocam nos clientes o sentimento de nostalgia, que também é conhecido por deixar as pessoas felizes e suas carteiras mais acessíveis.

Simone

Simone está manipulando você neste Natal. Fonte: Reprodução/Universal Music

É o tal “espírito natalino”. Diferente do que muitos pensam, ele não é uma entidade ou um personagem de desenho animado, mas um sentimento compartilhado pela sociedade e estimulado principalmente pela música e pela decoração típica de final de ano.

Verde e vermelho

Nesta época do ano, não neva no Brasil mas ver Papai Noel de óculos escuros ninguém quer. Não são apenas os símbolos do Natal e a bela decoração que deixam as lojas mais bonitas, mas também as cores que representam a data.

Papai Noel

Fonte: Reprodução/stock.xchng

O vermelho é uma cor estimulante e este fato possui bases científicas. Enquanto que garçonetes usando vermelho ganham gorjetas até 26% maiores, anúncios no eBay que têm fundo vermelho recebem ofertas mais agressivas do que os anúncios azuis, por exemplo.

A outra cor do Natal é o verde, calmo e otimista. Geralmente associado à sorte e ao dinheiro, o verde tende a deixar a pessoa mais feliz e mais criativa, driblando seu lado racional e fazendo com que ela gaste mais do que gostaria.

Até no cheiro

O uso de essências e perfumes característicos em lojas têm sido cada vez mais frequentes, como já falamos neste artigo do Zoinc. Esta estratégia tem como objetivo fazer com que o cliente associe o cheiro à marca e evoque diferentes lembranças e sentimentos.

Lojas usam o aroma marketing

Fonte: Reprodução/Vogue

Assim, o uso da fragrância certa pode aumentar a sua percepção de qualidade do produto, manter você mais tempo na loja e deixar você feliz. Sim, novamente isso resulta em mais compras.

Papai Noel vs. Relógio

Tudo bem, você é do tipo que espera a correria e a muvuca no shopping pra escolher os presentes da família inteira. Mais um ponto para os lojistas! Você vai comprar mais.

Isso porque, em meio à correria das compras, você sofre pressão das outras pessoas, ansiedade por ver as lojas cheias e uma certa competição: será que o brinquedo que seu sobrinho quer ainda vai estar disponível ou a mulher do seu lado vai comprar a última unidade?

Shopping lotado

Fonte: Reprodução/Sai89AJ

Além disso, também está em jogo o seu bem estar físico. Afinal, em uma maratona de compras, todos ficamos cansados, com o pé doendo e com sede. Nessa situação, é muito mais fácil comprar por impulso e até mesmo se arrepender depois.

E então, será que você vai conseguir economizar nos presentes depois dessa dica?

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