Publicado em 03-08-2012 às 18:33 | por Bruna Rasmussen

Futebol: o time que ganha é o que menos se machuca, afirma estudo

Pesquisa mostra que perder e jogar em casa aumenta as chances de machucados em mais de 20%.

Os dinamarqueses do Lyngby Boldklub jogam contra o Frem, em 2005. Fonte: Reprodução/Stig Nygaard

O sueco Hakan Bengtsson, mestrando em Fisioterapia pela Linkoping University, resolveu coletar dados sobre jogos de futebol e jogadores que se machucam. Ao analisar 6.272 jogos e 26 times europeus, o pesquisador chegou à conclusão de que a quantidade de jogadores que terminam a partida machucados está relacionada, basicamente, a três fatores: o resultado do jogo, o fato de se jogar em casa ou fora e o tipo da competição.

O time que geralmente ganha o jogo é aquele que menos sai machucado – os perdedores têm 21% de chance a mais de precisarem de apoio médico no término da partida. Além disso, quando um time joga em casa, é mais provável que seus jogadores saiam machucados – pode-se atribuir a isso o estilo de jogo mais agressivo, geralmente adotado pelos técnicos.

Por fim, em relação ao tipo de competição, Bengtsson percebeu que os jogos da Champions League são especialmente agressivos e que costumam dar trabalho para a equipe médica dos times. Será que o mesmo se aplica aos times brasileiros?

  • Fontes:


Tags: , , , ,






De volta ao topo ↑