Publicado em 27-01-2013 às 0:09 | por Bruna Rasmussen

Quer ser mais criativo? Durma e sonhe

O processo da criatividade tem mais a ver com o sono do que você pode imaginar.

Sonhar pode tornar você mais criativo

Fonte: Reprodução/MorgueFile

O que é a criatividade e como alcançá-la? Para estudiosos do cérebro, o processo da criatividade muito tem a ver com os sonhos. Uma nova ideia é formada a partir do momento que diversas ideias aleatórias se juntam, formando algo novo. Para que isso aconteça, é preciso que os filtros da mente, que julgam se algo é bom, imbecil ou bobo, desliguem-se, deixando a mente livre para criar qualquer coisa.

Essa espécie de filtro que temos no cérebro é controlada pelo córtex frontal, parte do cérebro que é desligada quando você começa a sonhar. Dessa forma, os seus sonhos bizarros ou pesadelos nada mais são do que colagens aleatórias das milhares de coisas que você viu, ouviu ou pensou durante o dia, assim como acontece no processo criativo.

“Assim que nós começamos a sonhar, nós paramos de nos preocupar com a verdade ou com o senso lógico. Em vez de deletarmos os nossos pensamentos aleatórios, nós aproveitamos a liberdade para associar ideias”, afirma Jonah Lehrer, neurocientista especializado em criatividade.

Cientificamente comprovado

Uma pesquisa realizada por Sara Mednick, da University of California, comprovou que dormir pode sim deixar você mais criativo. A pesquisadora apresentou uma série de puzzles de associação para um grupo de voluntários e, em seguida, pediu para que tirassem um cochilo.

Aqueles que conseguiram sonhar durante o tempo de descanso conseguiram resolver uma média de 40% a mais de puzzles do que os demais.

  • Fontes:


Tags: , , , ,






De volta ao topo ↑