Publicado em 22-08-2012 às 1:17 | por Bruna Rasmussen

Pessoas que aprenderam um instrumento musical na infância escutam melhor

Estudo foi realizado pela Northwestern University, em Chicago, nos EUA.

Estudar música na infância melhora a sua compreensão auditiva

Fonte: Reprodução/MorgueFile

Se você estudou algum instrumento musical quando era pequeno, por mais que não gostasse muito, saiba que as longas horas não foram em vão. De acordo com neurocientistas da Northwestern University, em Chicago, nos EUA, crianças que estudam música, mesmo que por um curto período de tempo, têm uma audição melhor na vida adulta.

Mas isso não quer dizer que o seu ouvido seja mais apurado. Afinal, o som entra pela orelha, mas é transmitido pelo sistema nervoso até chegar ao cérebro. O que significa que não é o ouvido o grande responsável por se ouvir melhor, mas o cérebro, garante a especialista em neurociência Nina Kraus. “O seu sistema auditivo é afinado conforme as experiências sonoras que você tem durante a vida”, afirmou.

“Passarinho, que som é esse?”

Os pesquisadores tinham 45 voluntários com idade e inteligência similares e os dividiram em três grupos: sem aulas de música durante a infância, de um a cinco anos de aulas de música, de seis a onze anos de aulas de música. Essas pessoas escutaram uma sequência de sons enquanto tinham o cérebro monitorado por uma série de eletrodos.

Os dois grupos cujos indivíduos haviam estudado música quando eram pequenos obtiveram um maior número de respostas cerebrais para sons de maior frequência e para a frequência fundamental – esta seria a menor frequência de um som, essencial para a percepção da música e da fala.

De acordo com o estudo, publicado no Journal of Neuroscience, isso quer dizer que esses adultos têm uma maior facilidade para identificar sons e para entender conversas em um ambiente barulhento, por exemplo.

A pesquisadora afirma ainda que “baseado no que nós já sabemos sobre como a música ajuda a formar o cérebro, o estudo sugere que ter aulas de música por um breve período de tempo pode ajudar na capacidade de compreensão e aprendizado na vida toda.”

  • Fontes:


Tags: , , ,






De volta ao topo ↑