Publicado em 23-08-2012 às 23:42 | por Bruna Rasmussen

30 minutos de exercício diário emagrece mais do que 1 hora, afirmam cientistas

Estudo analisou 60 homens moderadamente acima do peso por três meses.

Exercitar-se por mais de 30 minutos pode ser pouco efetivo

Fonte: Reprodução/PhotoXpress

Está na hora de perder aqueles quilinhos da pizza de final de semana e da cervejinha do happy hour? Marmanjos, não é preciso se desesperar: de acordo com uma recente pesquisa desenvolvida pela University of Copenhagen, na Dinamarca, e publicada no American Journal of Physiology, exercitar-se até 30 minutos por dia emagrece mais do que passar uma hora ou mais praticando exercícios aeróbicos.

Foram analisados 60 homens saudáveis, porém com um ligeiro sobrepeso, que praticaram alguma atividade física como corrida ou bicicleta por 30 ou 60 minutos diários por três meses.

E o resultado foi curioso: os voluntários que menos correram ou pedalaram perderam até 3,6 kg, enquanto que outros que passaram mais de uma hora por dia se exercitando, deixaram para trás apenas 2,7 kg, em média.

Os pesquisadores ainda não têm certeza do motivo pelo qual a perda de peso foi menor no grupo que se exercitou por mais tempo. No entanto, a hipótese de Mads Rosenkilde, responsável pelo estudo é que quanto mais o homem corre ou pedala, mais ele come no pós-treino.

Dois coelhos, uma cajadada

A ideia dos dinamarqueses é entender a perda de peso relacionada a atividades físicas aeróbicas para conseguir fazer com que as pessoas se exercitem enquanto vão ou voltam do trabalho.

“Treinar é fantástico para a sua saúde mental e física. O problema é que toma muito tempo. Se nós conseguíssemos fazer com que as pessoas se exercitassem a caminho do trabalho, por exemplo, ganharíamos metade da batalha [contra o sedentarismo e a obesidade]”, afirmou o pesquisador.

A pesquisa é sem dúvidas curiosa e vai contra o senso comum. O que você acha? Correr menos pode emagrecer mais?

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