Publicado em 04-08-2012 às 1:42 | por Bruna Rasmussen

Kit-sobrevivência: como usar o celular para salvar a sua pele em situações de risco

Aprenda a fazer fogo e criar um espelho de sinalização usando peças do aparelho.

Fonte: Reprodução/Pal Berge

Você sai de casa sem um canivete, um espelho ou uma bússola? É provável que esses itens nem passem perto do seu bolso. Mas e o celular? Sempre do lado, nos momentos tristes e nos felizes, o gadget está pronto para mandar uma mensagem, receber uma ligação ou salvar a sua vida.

Em uma trilha, escalada ou viagem de férias em uma ilha deserta, o aparelho pode até não ter sinal, mas com alguns truques é possível transformá-lo em objetos fundamentais para se manter vivo em situações de perigo. Confira alguns dos itens da lista que a Art of Manliness preparou.

Espelho de sinalização

Quer que um helicóptero ou avião veja o seu pedido de socorro? Basta abrir o celular e retirar o pedaço de espelho que geralmente fica atrás da tela. O reflexo pode ser visto de longas distâncias. Na ausência de um possível resgate, o espelho também pode ser usado para refletir a luz da lua, criando uma espécie de lanterna. Para verificar se a luz está, de fato, sendo refletida, posicione os dedos na frente do espelho. Evite o contato direto do reflexo nos olhos.

Bússola

Fonte: Reprodução/Art of Manliness

Para que um alto-falante funcione, é preciso que ele traga consigo um ímã. Além disso, diversos fios presentes no interior do celular podem ser magnetizados – fios de cobre não vão funcionar. Com estes dois elementos em mãos, esfregue o ímã no fio na mesma direção cerca de dez vezes – lembre-se dessa direção, ela será o Norte.

Em seguida, arranje um pote cheio d’água ou uma poça e um pedaço de madeira ou papelão e coloque o fio para flutuar nela. Pronto! Agora você tem o Sul e o Norte para tentar encontrar o caminho de volta para casa.

Canivete improvisado

As placas de circuito presentes nos celulares são feitas de um material bastante resistente. Se você conseguir afiar uma das pontas da placa em uma pedra, pode conseguir um objeto cortante bastante eficiente. Dependendo das suas habilidades, é possível até mesmo criar uma espécie de lança.

Fazendo fogo

Fonte: Reprodução/Art of Manliness

A bateria que costuma te deixar ligadão o dia todo pode ser mais do que útil em uma situação de perigo, prevenindo que você congele de frio. Basta gerar um curto-circuito para que seja possível colocar fogo em uma pilha de folhas secas.

Para isso, faça uso mais uma vez dos fiozinhos, colocando um no terminal negativo e outro no positivo, para criar o curto-circuito. As faíscas não duram muito tempo, então é importante já ter por perto o papel, folhas, pano ou objeto que será incendiado.

  • Fontes:


Tags: ,






De volta ao topo ↑