Publicado em 04-08-2012 às 2:10 | por Bruna Rasmussen

Listras verticais e roupas pretas deixam você mais magro, diz estudo

Experimento mostra que as listras horizontais realmente fazem com que as pessoas pareçam mais gordas.

Fonte: Reprodução/CyberToy Monday

A história é antiga e todo mundo conhece: usar listras verticais deixa você com um aspecto mais magro, enquanto que as horizontais proporcionam o efeito contrário. Val Watham, uma britânica de 53 anos(vírgula) resolveu colocar uma dose de ciência nessa afirmação, pesquisando a fundo até que ponto isso é verdade – e, de fato, é.

Val contou com o apoio dos alunos do curso de moda da University of the Creative Arts, que criaram quinze diferentes modelos de roupas com listras. Em seguida, eles foram filmados desfilando com elas.

Os vídeos foram mostrados durante o Edinburgh Science Festival para mais de 500 pessoas. Cada uma delas respondeu a um questionário sobre o tipo físico dos alunos que estavam no vídeo. Os resultados confirmaram a velha ideia: listras verticais fazem as pessoas parecerem mais altas e magras, enquanto as listras horizontais fazem com que o corpo pareça mais largo.

Pretinho básico

Durante o teste, a pesquisadora aproveitou para tirar outra dúvida: usar preto “emagrece”? Em meio aos estudantes listrados, algumas pessoas usando preto também foram mostradas e a verdade popular mais uma vez se provou correta.

Pela pesquisa, Val Watham ganhou o prêmio BBC de Cientista Amadora do Ano, deixando para trás mais de mil candidatos.

  • Fontes:


Tags: , , ,






De volta ao topo ↑