Publicado em 02-08-2012 às 20:57 | por Bruna Rasmussen

Quanto mais amigos você tem, maior é o seu cérebro

Estudo traça ligação curiosa entre o tamanho de área do cérebro e a quantidade de amigos com que uma pessoa se relaciona.

Pesquisa de Oxford relaciona desenvolvimento do cérebro ao contato social. Fonte: Reprodução/stock.xchng

Aquela velha história de que quanto maior o seu cérebro mais inteligente você é já caiu por terra há tempos. Agora, de acordo com uma pesquisa dos britânicos de Oxford, é possível estimar a quantidade de amigos que uma pessoa tem apenas analisando o tamanho da região do córtex pré-frontal orbital do seu cérebro, a área responsável por manter essas amizades.

Segundo o pesquisador Prof. Robin Dunbar, duas pessoas mantêm relações de amizade a partir do momento que uma consegue compreender e mentalizar o ponto de vista da outra – isso geralmente acontece de forma inconsciente, explica ele.

Para realizar os testes, Dunbar recrutou 42 voluntários e pediu para que eles listassem todos os amigos com quem tiveram contato na última semana. A partir disso, foi observado que, quanto mais amigos uma pessoa tinha, maior era seu córtex pré-frontal orbital.

Por mais que essa ligação entre os dois fatores exista comprovadamente, ela não pode ser encarada como única. Itens como a disposição de tempo e localização geográfica do indivíduo, por exemplo, provavelmente também influenciam na quantidade de amigos que ele tem. E aí? Quão grande é o seu córtex pré-frontal orbital?

  • Fontes:


Tags: , , ,






De volta ao topo ↑