Publicado em 11-10-2012 às 19:46 | por Bruna Rasmussen

Fotos 3 x 4 tornam você menos reconhecível, garantem cientistas

Pesquisa revela que ficar "sério" em fotos de documentos pode distorcer a sua feição.

Fotos de documentos podem não ser tão eficientes assim

Fonte: Reprodução/Memory Keeper Photo

Você vai tirar a foto para o passaporte, carteira de motorista ou identidade? Remova o óculos, piercings, brincos, prenda e cabelo e não ria. Se o objetivo das autoridades é facilitar o seu reconhecimento, eles estão fazendo isso de forma muito, muito errada.

Isso é o que afirmam pesquisadores da Glasgow University, que realizaram diversos testes com fotos de documento e imagens comuns, chegando à conclusão que as famosas 3 x 4 podem distorcer o rosto da pessoa, dando brecha para impostores.

Durante os testes, fotos comuns e de documento foram mostradas a voluntários, para que tentassem reconhecer em qual delas era a mesma pessoa. O único caso em que isso funcionou foi em imagens de celebridades, que têm o rosto estampado em revistas, filmes e por toda parte.

De acordo com Dr. Rob Jenkins, responsável pela pesquisa, “nós somos proibidos de sorrir na foto do passaporte como se o sorriso distorcesse a feição; mas o contrário na verdade acontece, e uma “poker face” pode ser a responsável por distorcer a fisionomia do rosto”.

  • Fontes:


Tags: , ,






De volta ao topo ↑