Publicado em 13-10-2012 às 11:40 | por Bruna Rasmussen
Mulheres com medo de altura ou de insetos envelhecem mais rápido
Pesquisadores sugerem que a ansiedade da fobia pode danificar as células do corpo.

Fonte: Reprodução/EveryStock Photo
Cientistas do Women’s Hospital, de Boston, nos EUA, encontraram uma ligação entre a ansiedade das pessoas que têm fobia e o envelhecimento.
Para chegar a isso, a equipe usou questionários e avaliou o nível de estresse fóbico de 5 mil mulheres entre 42 e 69 anos – as voluntárias foram divididas em dois grupos: as fóbicas e as não-fóbicas. Foi avaliada também as condições de seus telômeros – estes nada mais são do que capinhas que ficam nas pontas dos cromossomos, dentro das células, protegendo o material genético. Quanto menores os telômeros, mais as células se danificam e mais você envelhece.
Nas células de mulheres que sofrem com a fobia, os pesquisadores encontraram talômeros menores, indicando um índice de envelhecimento maior. A diferença entre os tamanhos de talômeros dos dois grupos de mulheres pesquisados é equivalente a 6 anos de envelhecimento.
“Muita gente fica pensando sobre – e como – o estresse faz com que envelheçamos. Então, esse estudo é importante por mostrar uma conexão entre uma forma comum de stress – a ansiedade fóbica – e um mecanismo plausível para o envelhecimento precoce”, explicou a Dra. Olivia Okereke, responsável pela pesquisa.
- Fontes: