Publicado em 02-11-2012 às 12:20 | por Bruna Rasmussen

Polêmica: mulheres estão mais inteligentes que os homens, afirma pesquisa

Em teste de QI, notas de mulheres aumentaram consideravelmente, deixando os rapazes para trás.

Quem tem um QI maior?

Fonte: Reprodução/PhotoXpress

Acendendo a fogueira da polêmica, psicólogos afirmam que as mulheres estão mais inteligentes que os homens. Isso têm como base os resultados de testes de QI aplicados em países como Estados Unidos, Canadá, Argentina, Estônia e Nova Zelândia, em que as garotas têm tido notas cada vez melhores, deixando os rapazes para trás.

Desde que o teste começou a ser aplicado, há mais de um século, as mulheres costumavam ficar cerca de 5 pontos atrás. No entanto, esse valor está em uma rota de inversão e a inteligência feminina está se mostrando superior à dos homens, afirma James Flynn, especialista em testes de QI.

“Nesses 100 anos de testes de QI, tanto o homem quanto a mulher têm aumentado [a sua pontuação], mas as mulheres estão aumentando mais rápido”, disse ele.

Nos resultados individuais de cada país pesquisado, as notas de homens e mulheres australianos era praticamente idêntica, enquanto que na Nova Zelândia, Estônia e Argentina, as mulheres estavam à frente.

Multitarefas: a mulher moderna

Para os pesquisadores, isso pode estar acontecendo devido ao modelo de vida levado por muitas mulheres, em que é necessário fazer e pensar em várias coisas ao mesmo tempo, o que estaria estimulando sua inteligência. “O mundo está ficando mais complexo e viver exige mais do pensamento abstrato, então as pessoas se adaptam”, completou o especialista.

Flynn pretende publicar os resultados completos em um livro, mas já adianta: “o efeito completo que a modernidade exerce na mulher está apenas começando a aparecer”.

  • Fontes:


Tags: , , , ,






De volta ao topo ↑