Publicado em 16-12-2012 às 23:41 | por Bruna Rasmussen

Energéticos não fazem mais efeito do que uma xícara de café, afirmam cientistas

Guaraná, ginseng, taurina e todos os demais ingredientes dos energéticos não te dão mais asas do que o bom e velho cafezinho.

Red Bull ou cafeContra o cansaço, uma prolongada noite de sono raramente é possível. Então, o jeito é apelar para os energéticos. Cada vez mais populares, bebidas energéticas promete “dar asas” e energia extra para o corpo e para a mente.

Essas “poções de mana” geralmente são compostas por cafeína, taurina, ginseng, extrato de guaraná e vitamina B. Mas de acordo com um recente estudo publicado no Nutrition Reviews Journal, o único componente que realmente faz efeito é a cafeína.

Cafezinho salvador da pátria

Os pesquisadores estudaram diversos artigos científicos sobre cada um dos ingredientes mais usados na preparação da bebida e chegaram à conclusão de que apenas a cafeína é responsável por manter você alerta. Quanto ao uso isolado das outras substâncias, os cientistas afirmam não passar de um placebo.

Bebidas energéticas podem ter de 40 a 250 mg de cafeína, o equivalente a 14 vezes a quantidade encontrada em refrigerantes do tipo Coca-Cola. A intoxicação pelo consumo exagerado dessa substância pode causar desde o aumento dos batimentos cardíacos até insônia e irritabilidade.

Ou seja, se você quer ficar esperto mesmo tendo passado a noite em claro, abrace a cafeteira e seja feliz!

  • Fontes:


Tags: , ,






De volta ao topo ↑