Publicado em 02-08-2012 às 16:14 | por Bruna Rasmussen

Como congelar uma cerveja em apenas 5 segundos [vídeo]

Experiência é simples de ser feita e rende um efeito visual irado.

Final de semana chegou e você quer impressionar aquela gatinha com alguns truques. Tem uma caixa de cerveja long neck por aí? O vídeo acima mostra um truque relativamente simples que pode ser feito na cozinha da sua casa e rende um efeito visual muito bacana. Já pensou em adquirir superpoderes e poder congelar a bebida por completo em apenas cinco segundos?

Passo a passo

Escolha uma cerveja long neck que seja clara (o efeito fica mais evidente) e coloque algumas garrafas no freezer por uma hora. Sim, o truque exige um sacrifício: algumas das garrafas vão estourar, porém outras continuarão líquidas.

Pegue as long necks que se salvaram, coloque-as sobre a mesa e retire as tampinhas normalmente. Então, basta bater o fundo da garrafa na mesa para que bolhas comecem a surgir no líquido e, rapidamente, toda a sua cerveja seja congelada.

A ciência explica

O que aconteceu com a sua cerveja foi o que a ciência chama de sobrefusão. Isso acontece quando um líquido ou gás é resfriado abaixo de sua temperatura de solidificação. Neste caso, quando o fundo da garrafa bate na mesa, as bolhas de gás em uma condição de sobrefusão são cristalizadas, congelando completamente.

Teoricamente, uma experiência assim funcionaria com qualquer tipo de líquido. Portanto, se você for tentar isso em casa, talvez seja melhor conseguir umas garrafinhas de água (em embalagem de vidro, lembre-se!) do que desperdiçar a cerveja do fim de semana.

  • Fontes:


Tags: , ,






De volta ao topo ↑