Publicado em 06-01-2013 às 10:39 | por Bruna Rasmussen

Peixe-sapo: conheça o camaleão do mar

Espécie se camufla para se proteger de predadores. A perfeição é surpreendente.

Peixe ou esponja

Um peixe ou uma esponja? Fonte: Reprodução/Why Evolution Is True

Como um animal frágil e não muito rápido conseguiria sobreviver à seleção natual? Os Antennariidae, família de peixes actinopterígeos conhecidos como peixes-sapo, precisaram recorrer à camuflagem para escaparem de seus predadores.

Com uma precisão incrível, estes peixes conseguem se passar por esponjas ou ouriços do mar, o que os torna menos interessantes para seus predadores e, ao mesmo tempo, uma possível isca para as suas próprias presas. Sacanas? Não, esta é apenas a lei da sobrevivência!

Camaleão do mar

Mas se a camuflagem não funcionar muito bem para a proteção, estes animais têm uma carta na manga. Ao sugar uma quantidade enorme de água, eles se incham, parecendo maiores do que são e tornando-se um pouco mais assustadores.

Peixe-sapo

Sim, isso é um peixe! Fonte: Reprodução/Why Evolution Is True

Os peixes-sapo também conseguem mudar a cor de seu corpo através de um mecanismo ainda não compreendido pela biologia. Os peixes, que por padrão são amarelos ou amarronados podem ficar em tons de verde escuro, preto ou vermelho escuro.

Os peixes-sapo têm o corpo achatado e até 30 cm de comprimento. Eles podem ser encontrados em mares tropicais e sub-tropicais, com exceção do Mar Mediterrâneo. Até hoje já foram reconhecidas 47 espécies de peixes-sapo.

Se você for dar um mergulho nas profundezas do oceano, sempre duvide do que você vê. Afinal, lá embaixo, os camaleões estão à solta!

  • Fontes:


Tags: , , ,






De volta ao topo ↑