Publicado em 16-08-2012 às 23:45 | por Bruna Rasmussen

Projeto curioso transforma fraldas sujas em bancos de praça

Piloto será testado na Escócia e pretende reciclar quase meio milhão de fraldas por ano.

Fonte: Reprodução/MorgueFile

Uma criança consome cerca de 4 mil fraldas até conseguir ir ao banheiro sozinha. Essa estimativa fez com que o governo escocês apoiasse o programa “Zero Waste”, que quer reciclar fraldas, algodão e toalhas umidecidas e transformá-las em produtos como bancos de praça, placas de trânsito e telhas.

Jenny Sim, responsável pelo projeto, explicou à BBC como se dá o processo de reciclagem desse material: “As autoridades locais nas áreas do projeto vão recolher esse lixo e enviá-lo para um grande centro de tratamento em que o material é esterilizado em uma temperatura média de 125 C. Os dejetos humanos são lançados no esgoto, enquanto que os plásticos e a celulose são transformados em produtos úteis como bancos, sinalização de trânsito e material para a construção de decks.”

O projeto piloto vai funcionar por seis meses e, se der certo, pode ser adotado em toda a Escócia. Richard Lochhead, secretário do meio ambiente, mostrou-se animado para o piloto do projeto e acredita que essa pode ser uma maneira de ser mais sustentável, reutilizando as 450 mil fraldas que são jogadas no lixo todos os anos.

  • Fontes:


Tags: , , ,






De volta ao topo ↑