Publicado em 25-11-2012 às 20:13 | por Bruna Rasmussen

Conheça o peixe bizarro que tem a cabeça transparente [vídeo]

O Macropinna micróstoma vive no Pacífico e possui uma visão extremamente poderosa.


No fundo do Oceano Pacífico, a cerca de 800 metros de profundida, vive um peixe diferente de tudo que você já viu e provavelmente até imaginou. Conhecido como Macropinna micróstoma, esse animal tem a cabeça transparente, deixando à mostra diversos órgãos e canais internos.

A espécie, descoberta em 1939, foi recentemente gravada por um robô do Monterey Bay Aquarium Research Institute. Nas imagens, é possível enxergar em detalhes a curiosa cabeça transparente dos animais. As duas esferas verdes no topo são os olhos do peixe, enquanto que as duas manchas negras na parte da frente são os órgãos responsáveis pelo olfato.

Olhos tubulares e superpoderosos

No entanto, o grande avanço deste estudo dentro da Biologia foi poder desvendar o maior mistério que esses peixes apresentavam até então: o funcionamento de seus olhos.

Chamado de tubular e conhecido por sua excelente capacidade de capturar a luz, os olhos do Macropinna micróstoma são capazes de perceber a sombra de presas que estão acima dele no oceano, apesar de toda a escuridão que é lá embaixo.

A grande dúvida, no entanto, era relacionada ao movimento desses olhos. Imaginava-se que, por serem tubulares, eles não conseguissem se mover, enxergando apenas o que havia acima do animal – lembre-se de que os olhos estão no topo de sua cabeça, e não na frente. No entanto, os pesquisadores perceberam que os peixes conseguem rotacionar o olhar a até 75º, na vertical e na horizontal,  o que os permite identificar e capturar presas com muita agilidade.

  • Fontes:


Tags: , , ,






De volta ao topo ↑