Publicado em 07-11-2012 às 15:31 | por Bruna Rasmussen

Elefante em zoológico da Coreia da Sul aprende a falar o idioma local [vídeo]

Animal consegue vocalizar diversas palavras e surpreende cientistas.


A última atração do mundo animal não é um cachorro que pula argolas de fogo nem um tigre que dança mas um elefante que fala em coreano. Koshik, um jovem elefante que mora no Everland Zoo, na Coreia do Sul, consegue falar diversas palavras no idioma local.

A experiência, publicada na revista Current Biology, conta que Koshik consegue vocalizar palavras como “annyong” (oi), “anja” (sente-se), “aniya” (não), “nuo” (deite) e “choah” (bom). No entanto, o animal parece fazê-lo por pura imitação, já que não espera que o tratador deite ou se sente quando a ordem é dada.

E o feito não é apenas um “achismo” dos tratadores. Segundo Angela S. Stoeger, bióloga da Universidade de Viena que acompanha o caso, “foi pedido para que coreanos nativos escrevessem o que ouviam e eles entenderam Koshik”.

Papagaio de toneladas

O elefante não aprendeu, de fato, a se comunicar. Para a equipe do Everland Zoo, a vocalização das palavras, semelhante ao que um papagaio faz, foi o método que Koshik encontrou de se socializar dentro do zoológico. Durante anos, ele foi o único elefante a morar por lá e, provavelmente, imitar a fala faz com que ele se sinta mais próximo e possa interagir  melhor com os tratadores.

  • Fontes:


Tags: , ,






De volta ao topo ↑