Publicado em 26-12-2012 às 1:00 | por Bruna Rasmussen

Por que o cocô de passarinho é branco?

Peculiaridades anatômicas exigem que o “número um” e o “número dois” sejam liberados por um só orifício.

Coco de passarinho

Fonte: Reprodução/Insert Screen Name Here

Você já parou para pensar por que o cocô do passarinho é branco se as fezes da grande maioria dos outros animais é em tons de marrom? Se as aulinhas de ciência na escola caíram no esquecimento, o Zoinc quebra esse galho para você!

O primeiro passo para entender isso é lembrar que os pássaros não possuem um órgão para expelir a urina e outro para o “número 2”. As excreções e o ato sexual acontecem em um orifício único chamado cloaca.

Quando os rins do animal filtram as impurezas do sangue, o resíduo que sobra não é enviado para a bexiga na forma de urina, mas como ácido úrico, e é despejado diretamente pela cloaca. Assim, devido a uma série de reações bioquímicas que acontecem dentro do pássaro, esse ácido é eliminado como uma pasta branca.

Sem separar o canal de excreção da urina e das fezes, o animal acaba liberando um grande bolo de resíduos: a parte branca, equivalente à urina e a parte escura, que é o cocô em si. Além do mais, agora você entendeu por que deixar titica de passarinho na lataria do carro destrói a pintura? Puro ácido!

  • Fontes:


Tags: , , , ,






De volta ao topo ↑