Publicado em 06-01-2013 às 18:55 | por Bruna Rasmussen

Estrada do futuro terá asfalto iluminado e sinalização automática, na Holanda

Tinta fotoluminescente e pista especial com recarga por indução coloca tecnologia e sustentabilidade lado a lado.


As faixas no asfalto são iluminadas, luzes com sensores acendem automaticamente quando você passa e, se a bateria do seu carro elétrico estiver chegando ao fim, basta dirigir em uma pista especial, onde uma sistema especial o recarrega por indução.

Esta rodovia ainda não existe, mas está quase pronta para sair do papel, na Holanda. Chamada de estrada do futuro, ela é fruto de pesquisas dos designers da Studio Roosegaarde e deve ser colocada em prática pelos engenheiros da Heijmans Infrastructure.

Tinta inteligente

Para acender durante à noite, a estrada usará uma tinta fotoluminescente, capaz de absorver a energia solar do dia e funcionar por até 10 horas quando estiver escuro.

Pintura inteligente

Fonte: Reprodução/Studio Roosegaarde

Além disso, um outro tipo de pintura inteligente, que reage de acordo com a temperatura, é capaz de mostrar flocos de neve gigantes na pista, indicando para o motorista que é hora de reduzir a velocidade e redobrar a atenção devido às condições da pista, que pode estar escorregadia devido à neve.

Energia eólica e veículos elétricos

Utilizando sensores de movimento, luminárias laterais iluminam partes da pista sem gastar energia, já que permanecem desligadas quando não há tráfego noturno na estrada. Pensando na sustentabilidade, estas luminárias devem ser carregadas a partir de pequenos cataventos nos canteiros da estrada, que utilizam o poder do vento para gerarem energia.

Acostamento de recarga

Fonte: Reprodução/Studio Roosegaarde

Por fim, a estrada do futuro promete ser uma mão na roda para os donos de carros elétricos. Uma pista especial deve conter um sistema que permite recarregar a bateria do veículo utilizando indução. Ou seja, basta passar sobre a pista para que o carro seja recarregado automaticamente.

  • Fontes:


Tags: , , ,






De volta ao topo ↑