Publicado em 26-10-2012 às 11:28 | por Bruna Rasmussen

Banheiros públicos “5 estrelas” são criados em Beijing, na China [galeria]

Sistema de classificação por estrelas promete facilitar a vida do turista.

Banheiro 4 estrelas

Exemplo de banheiro 4 estrelas. Fonte: Reprodução/Governo da China

Se um dia você for à China, há grandes chances de voltar achando o banheiro da rodoviária da sua cidade um luxo só. Nos toaletes públicos da cidade de Beijing, a sujeira é tanta que três quartos das reclamações recebidas pela Secretaria do Turismo da cidade são sobre isso.

Preocupados com a saúde e o bem estar dos turistas, a prefeitura resolveu dar um upgrade nos banheiros, criando um sistema de classificação por estrelas. É isso aí: agora você pode visitar a Muralha da China e se aliviar em um banheirão 5 estrelas.

De acordo com as autoridades, existem hoje, em Beijing 70 sanitários que já estão devidamente cadastrados e “estrelados”. Para os próximos dois anos, o plano é construir mais 64 banheiros “4 estrelas”, 197 “3 estrelas” e 119 “1 estrela” – não se assuste se for apenas um buraco no chão, hein?

Pode parecer uma medida simples, mas já é muito bem-vinda pelos turistas, já que os banheiros da cidade são caóticos. Segundo Zhou Shuqi responsável pelo turismo na região, os turistas descrevem os sanitários da cidade em quatro palavras:

  • Cheiro: aparentemente, não é necessário um mapa para encontrar um banheiro;
  • Pular: reza a lenda que há resíduos pelo chão…;
  • Chorar: quando olham para a privada e vêem larvas e outros bichos;
  • Sorrir: embaraço, ao perceberem que estão com outras pessoas em um banheiro sem divisórias.

Em uma situação dessas, talvez o melhor seja ficar apertado e correr para o hotel!

Veja alguns exemplos de banheiros 2, 3 e 4 estrelas separadas pelo Governo da China. Nas fotos, eles parecem bastante razoáveis, embora não seja essa a impressão dos turistas. 

  • Fontes:


Tags: , ,






De volta ao topo ↑