Publicado em 09-12-2012 às 20:45 | por Bruna Rasmussen

Niue: o país que tem Pokémons nas moedas e Wi-Fi gratuita para todos

Associada à Nova Zelândia, pequena ilha é mais do que você imagina.

Niue

Praia em Niue. Fonte: Reprodução/Olga NZ

Você provavelmente nunca ouviu falar em Niue, um país, associado à Nova Zelândia, que fica no meio do Oceano Pacífico.  Mas se você acha que essa é apenas uma daquelas ilhas distantes, perto de nada e próximas de lugar algum, Niue pode ser uma caixinha de surpresas.

Wi-fi grátis e energia limpa

Em 2003, Niue foi o primeiro país do mundo a oferecer internet wi-fi gratuita a toda a sua população. A rede é acessada, principalmente, por meio de um laptop gratuito, fornecido a 100% dos alunos do ensino fundamental e médio pelo projeto One Laptop per Child, que busca dar a crianças de países em desenvolvimento a chance de conhecerem o mundo digital.

Em termos de energia, Niue ruma para o sustentável. Desde 2009, painéis solares são instalados em escolas e hospitais e já correspondem a mais de 10% de toda a energia usada no país.

Economia Pokémon

Moedas Pokémon

Fonte: Reprodução/Pobjoy Mint

Por estar associado à Nova Zelândia, o Niue usa como moeda o dólar neozelandês, bem como dólar Niue, moeda oficial da ilha. A emissão das moedas começou na década de 60 e, embora muitas delas sejam moedas comemorativas e para colecionadores, o dólar Niue é aceito e usado no dia a dia.

Um dos casos mais conhecidos é moeda de 1 dólar Niue lançada em 2001. As cinco versões da moeda comemorativa trazem Pikachu, Squirtle, Meowth, Bulbasaur e Charmander, alguns dos mais conhecidos Pokémons.

Moedas do Star Wars

Fonte: Reprodução/BBC

Em 2011, moedas especiais do Star Wars foram lançadas, trazendo R2D2 e C3PO, bem como Luke e a Princesa Leia no verso.

Você toparia conhecer a ilha?

  • Fontes:


Tags: , , , , , ,






De volta ao topo ↑